- Não há nada pior para os seus olhos do que fazer isto.

Alguns hábitos que, à primeira vista, até parecem inofensivos podem ser bastante prejudiciais para os olhos.

nao-ha-nada-pior-para-os-seus-olhos-do-que-fazer-isto.jpg

Estar demasiado perto da televisão, ler com a cabeça deitada de lado, dormir sem tirar a maquilhagem do rosto, olhar diretamente para o sol… são muitos os fatores que podem interferir com a boa saúde dos olhos e que dão azo aos mais variados avisos e raspanetes dados pelas nossas mães.

Contudo, e por muitos que sejam os alertas, estes não são os únicos erros cometidos nem os únicos hábitos que interferem com a saúde ocular. Existem outros tantos 'pecados' que deixam os olhos mais sensíveis e à mercê de germes e bactérias, proporcionando, assim, a chegada das mais variadas infeções e até mesmo doenças.

Usar a mesma caixa de lentes de contacto durante meses a fio pode ser um hábito penoso para os olhos, diz a revista Men’s Health, explicando que a possibilidade de acumulação de germes é grande, assim como o contágio para as mãos e para as própria lentes de contacto. E tal pode acontecer mesmo quando se muda regularmente o líquido das lentes. Mas qual é a consequência deste hábito? Pode provocar uma úlcera da córnea, infeção dolorosa que causa irritação, comichão e sensibilidade à luz.

Ainda no que diz respeito às lentes de contacto, usar água da torneira nas lentes pode mesmo causar cegueira. Explica a publicação que a água possui uma bactéria que pode causar um tipo de cataratas que levam à cegueira, sendo, por isso, o uso das soluções destinadas para lentes a opção mais segura (podendo-se, ainda, recorrer a água destilada, diz o médico).

Mas se água da torneira pode ser perigosa, o mesmo acontece com a água das piscinas, que possui micro-organismos e bactérias que podem deixar os olhos irritados e sensíveis. O uso de óculos é fundamental.

Embora proporcione uma sensação prazerosa, coçar demasiado os olhos é também prejudicial para os mesmos, uma vez que pode causar uma rotura dos vasos sanguíneos e, por isso, deixá-los mais sensíveis. E uma vez que os olhos são coçados com os dedos (e com uma grande probabilidade de tal acontecer antes de se lavar as mãos), o risco de contágio de germes e bactérias é real e pode causar infeções como a conjuntivite, por exemplo.

Fonte:
https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/786842/nao-ha-nada-pior-para-os-seus-olhos-do-que-fazer-isto

#olhos #lentesdecontacto #cegueira #bacterias #irritacao #saudeOcular#oculos #AlbertoOculista